Eliedson dos Santos Sousa
Resumo
Este trabalho tem por finalidade, discutir a figura do monstro na literatura infanto/juvenil,bem como as diversas representações deste ser construída em épocas distintas da nossa história..O presente artigo discute também as novas representações da figura do monstro no mundo contemporâneo.
Palavra chave: O monstro e o desconhecido.
O desconhecido sempre exerceu fascínio e temor sobre o homem, aquilo que é misterioso para o ser humano, despertar-lhe um certo incomodo em face a realidade complexa e desafiadora em que ele vive.O desconhecido pode ser uma coisa ,o outro,os deuses, o mundo,isto é,tudo aquilo que foge da suposta normalidade,do padrão construído pela sociedade.É justamente na dimensão do mistério que poderá surgir a figura do mal,do monstro.
Podemos constatar, que diversos povos tiveram visões distintas do mal ,sendo assim ,o conceito de monstruosidade é relativo em cada cultura.Exemplo: sabemos que os gregos faziam os seus deuses à sua imagem e semelhança, logo, a mitologia grega está repleta de heróis e monstros.Tais seres imitavam os seres humanos:se apaixonavam,invejavam, matavam.Um exemplo conhecido é Ixion que tenta manter relações sexuais com Hera, esposa de Zeus. Para enganar o traidor, o soberano gera uma nuvem semelhante a sua esposa,e concede-lhe vida.Ixion mantem relação com tal criatura pensando ser a verdadeira Hera; em seguida se gaba com os deuses dizendo ter possuído a esposa de deus dos deuses.Zeus por sua vez ,lança Ixion no hades ,e da relação do traidor com a falsa Hera surge um ser misto ,metade homem e metade cavalo,isto é ,um Centauro. Como se vê, os heróis e monstros da mitologia grega, são reflexos dos desejos e conflitos existente na alma humana, sendo que particularmente, era comum atribuir a origem de tais monstros às conseqüências de uma relação ilícita.É o caso da figura do Minotauro.Segundo a mitologia grega, Minos, após assumir o trono de Creta, passou a combater seus irmãos pelo direito de governar a ilha.Rogou então ao deus do mar Poseidon, que lhe enviasse um touro branco ,como sinal de aprovação do seu reinado.Uma vez com posse do touro,Minos deveria sacrificá-lo em oferenda ao deus.Entretanto decidiu poupar-lhe a vida ,em razão de sua beleza.Para punir Minos,Afrodite fez com que Pasifae,mulher de Minos se apaixonasse loucamente pelo touro.Pasifae pediu então ao arquétipo Dédalo,que lhe construísse uma vaca de madeira na qual ela pudesse se esconder no interior,de modo a copular com o touro branco.Sendo que o filho deste cruzamento resultou no Minotauro.Pasifae cuida da criatura durante sua infância,mas o monstro cresce e se torna feroz.A criatura –união entre humano e animal selvagem- irá se alimentar da carne dos homens.
Como vimos, temos neste mito, a figura do monstruoso como resultado de uma punição dos deuses.Porem tal particularidade, não é privilégio da cultura grega,pois a mitologia de povos diversos (romanos,persas,hebreus)se assemelham em muitos aspectos à cultura grega no que diz respeito à construção do monstro e da monstruosidade.
No século XV/XVI, período das grades navegações, era comum, a crença de que o oceano estava habitado por seres monstruosos, tais bestas poderiam atacar toda tripulação.Acreditava-se também que o oceano poderia terminar como se fosse uma imensa cachoeira.O novo mundo era totalmente estranho aos desbravadores,por isso os navegantes europeus o via de uma forma fantástica.Sabemos, por exemplo,que Portugal ora encarava as terras brasileiras como paraíso,outra vezes como inferno,sendo que muitos animais da fauna brasileira despertavam grande espanto nos portugueses, os navegantes relatavam em seus diários de bordo,a existência de “monstros”nas terras brasileiras. Dentre as varias espécies descritas com muita dose de imaginação estavam: macacos, sucuris, jacarés,porco- espinho.O “novo continente” era um universo bastante diferente do mundo em que eles estavam habituados.
Para quem investiga a história, não tardará a perceber, que o homem tendem a considerar também como monstro, todos aqueles ou aquilo que ele tem por inimigo.Tal fato tem sido uma constante durante os séculos.Segundo o professor e pesquisador Julio Jeha, da Universidade Federal de Minas Gerais, o monstro é um vazio que se pode preencher com vários medos.Ainda de acordo com as pesquisas realizadas pelo o professor e os estudantes,a figura do monstro serve para garantir a coesão do grupo.,isto é, toda a comunidade precisa ter união interna para agir contra um inimigo externo.E a maneira mais fácil de conseguir isso é usar a imagem do monstro, dessa forma ,é possível unir todos contra ele.Tal afirmativa pode ser comprovada quando analisamos os conflitos internacionais.
O monstro pode ser ainda resultado de uma falha no conhecimento, as pesquisas do professor traz a figura de Frankenstein, que a maioria das pessoas veem na criatura uma metáfora contra ciência.
Para Ana Margarida Ramos, os monstros dos livros infantis, são os nossos monstros do cotidiano, que de acordo com a tradição,se habituou a associar a estes fenômenos os obstáculos e a e as dificuldades que o herói tem de enfrentar e vencer na sua demanda de glória e imortalidade.Tais monstros têm em comum o fato de se afirmarem como elementos excessivos, ultrapassando, pelo exagero, os limites dos seres ,no tamanho,na ferocidade e nas atividades que desempenham.Entretanto tais seres podem ser vencidos pela astúcia, coragem, força do herói.Desta forma o homem reivindica o seu lugar de primazia no mundo.Entretanto, a figura do monstro vem se modificando, um bom exemplo disso é a obra “Onde vivem os monstros”de Maurice Sendak.Os monstros são apresentados como seres humanizados, que podem ser domados, domesticados.No filme que tem o mesmo título,os monstros aparecem como seres incompreendidos,que têm receios e é isso que favorece a aproximação com a criança protagonista do filme.
Uma outra obra que descontroi o conceito de bem x mal é o filme infantil Shrek, pois o herói da história é ôgro,enquanto que o belo príncipe é o vilão.É um conto de fadas totalmente as avessas,onde o final surpreende a todos aqueles que o assistem.MonstrosS/A também é uma produção que traz um enredo bastante interessante,isto é,um monstro que antes assustava crianças,passa a proteger uma menininha.No final, os outros monstros que se alimentavam com os gritos das crianças, passam a fazer as crianças sorrirem.
Ainda segundo Margarida Ramos, os seres monstruosos do nosso século asseguram ao homem uma estabilidade, é como se os seres humanos necessitassem dessas bestas para se convencerem da própria normalidade.
Sabemos que os personagens que povoam os contos de fada são os mais diversos: bruxas, ôgros,dragões,lobos,vampiros,que ao contrario do que muitos pensam não são frutos de mentes ingênuas,ou particularmente criações da imaginação infantil,mas sim expressões do inconsciente,um escapismo que o ser humano realiza não por leviandade,mas como uma forma de tentar lidar com o mundo misterioso ,instável e desafiador que o cerca.Daí, será cada vez mais comum ,vermos no mundo contemporâneo, novas representações que transgredirão de alguma forma as velhas expectativas.
Referencias:
Wikipédia,enciclopédia livre
Monstros e Monstruosidades(online)
Ramos,Ana Margarida / Os Monstros e a Literatura para a Infância e Juventude
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